​"Para se ter sucesso é necessário amar de verdade aquilo que se faz."                            Steve Jobs
  Momentos de estimulação multisensorial (baseada na teoria Snoezelen)
 
   A Escolinha Encantada prima pelo desenvolvimento global de cada uma das suas crianças. Estas exploram todos os sentidos, nas diversas atividades desenvolvidas, bem como em todos os momentos do dia a dia.
      Na dinâmica multisensorial, baseada na teoria Snoezelen, as crianças usufruem de momentos completamente direcionados à estimulação sensorial.
​      Para compreender o que é a estimulação Snoezelen, torna-se crucial compreender o sentido e significado da palavra “Snoezelen”.
        
       Assim, a palavra Snoezelen provém do Holandês:
            Snuffelen – cheirar e explorar;
            Doezelen – relaxar.
     A vida de qualquer criança está rodeada de inúmeras sensações que experimenta a cada momento. Quando uma criança toca, ouve, saboreia, vê, cheira ou se movimenta, discrimina essa sensação dando-lhe um significado, atribui-lhe uma experiência afetiva e armazena no cérebro a informação, para que mais tarde possa utilizar formando aprendizagens cada vez mais complexas.
    As experiências multisensoriais, proporcionam às nossas crianças um ambiente calmo, relaxado, onde a criança é envolvida e se desenvolve em todos os seus sentidos. O ambiente Snoezelen é um local feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados.
        O Snoezelen tem como principais objetivos gerais:
     - Estimular a perceção visual;
     - Estimular a perceção auditiva;
     - Estimular a perceção olfativa e gustativa;
     - Estimular a perceção tátil;
     - Promover o desenvolvimento do sistema vestibular;
     - Promover o desenvolvimento do sistema propriocetivo;
     - Promover o relaxamento psicomotor.
        Tendo dentro da equipa da Escolinha Encantada profissionais formados na área do Snoezelen, pretende-se também neste ambiente ter em conta as particularidades de cada criança ou de um determinado grupo, de forma a poder trabalhar segundo todos os seus interesses e necessidades próprias, para que o seu desenvolvimento global seja estimulado. Assim, o profissional em qualquer sessão, em contexto multisensorial (baseado na teroria Snoezelen) elabora um plano intervenção seguindo as fases desta teoria e alinhavando a sessão com as atitudes e atividades para tirarmos conclusões . É também necessário que o profissional siga as linhas gerais do Snoezelen, para que se possam tirar conclusões​.
      Este projeto surge também com o intuito de trabalhar de forma lúdica junto das crianças, intervindo precocemente (sempre que assim se observe e avalie) de forma a estimular e desenvolver áreas nas quais as crianças apresentem algum desequilíbrio sensorial, ou seja, sempre que o profissional observe uma hiper ou hipersensibilidade relativamente a qualquer um dos sentidos, para que assim se trabalhe ao encontro do  equilíbrio sensorial. 
 
        Os momentos em ambiente Snoezelen são momentos únicos, de exploração de materiais, recheados de emoções e sentimentos.
         A NOSSA EXPERIÊNCIA
     Durante o ano de 2015 as nossas crianças, os pais e os profissioanis da escola poderam usufruir e experimentar sessões únicas, com planos de intervenção distintos e com materiais adequados a cada sessão.
      Podemos concluir que é mais um projeto com todo o sentido, e que vai complementar todo o trabalho desenvolvido na Escolinha Encantada.

© 2015 Escolinha Encantada, Orgulhosamente criado por Cláudia Silva e Vanessa Fontes